600 famílias rurais terão acesso à água em Sergipe


Marcela Araujo | CM News | Com informações da Ascom/Cohidro
Em

600 famílias rurais terão acesso à água em Sergipe
André Bomfim, secretário de Estado da Agricultura - Imagem: Ednilson Barbosa

O Programa Água para Todos em Sergipe deu início à segunda fase de obras. Nesta etapa, 20 poços profundos serão perfurados e equipados com sistemas simplificados de abastecimento. A iniciativa levará acesso à água a cerca de 600 famílias de comunidades rurais. 

O programa surge através de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri). Dessa união, serão investidos mais de R$ 2 milhões na ação. 

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação (Cohidro), o primeiro poço já está em execução no povoado Barragem, na cidade de Poço Verde. Povoados dos territórios do Baixo São Francisco, Centro-Sul, Leste sergipano, Médio Sertão, Sul sergipano e Grande Aracaju também receberão os sistemas. Já estão confirmados os municípios de Aquidabã, Estância, Indiaroba, Itaporanga D’ajuda, Japaratuba, Neópolis, Poço Verde, Riachão do Dantas, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão, Santa Rosa de Lima e Umbaúba.

Estas localidades receberão os sistemas dotados de poço profundo, bomba, tubulação, reservatório e chafarizes. A primeira fase do Programa Água para Todos foi encerrada em 2018 e atendeu 37 localidades rurais em 18 municípios sergipanos. Mais de 6 mil pessoas foram beneficiadas e mais de R$ 4 milhões foram investidos. 

Para André Bomfim, secretário de Estado da Agricultura, que esteve no local, “não existe desenvolvimento satisfatório no campo sem acesso à água de qualidade – não só para a produção de alimentos, mas também para dessedentação animal e para consumo humano, sobretudo em tempos de pandemia, em que a água se torna ainda mais essencial”. 

 

Leia também: Setor de serviços ultrapassa nível pré-pandemia

Compartilhe :