Comércio apresenta crescimento pelo segundo mês consecutivo


Marcela Araujo | CM News | Com informações da Revista Anamaco
Em

Comércio apresenta crescimento pelo segundo mês consecutivo
Tecidos, vestuários e calçados tiveram um crescimento de 16,8% em maio de 2021 - Imagem: Freepik

Pelo segundo mês consecutivo, as vendas no comércio apresentaram crescimento. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o setor subiu 1,4% no mês de maio, após um crescimento de 4,9% em abril. Os números fazem parte da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

O resultado no período traz os números do varejo para 3,9% acima do patamar pré-pandemia. A pesquisa mostra, ainda, que o varejo acumula ganho de 6,8% no ano e 5,4% nos últimos 12 meses. 

O aumento das vendas foi acompanhado por sete das oitos atividades investigadas. A maior variação aconteceu em tecidos, vestuários e calçados, com um crescimento de 16,8% em maio de 2021. Em seguida vieram combustíveis e lubrificantes (6,9%) e outros artigos de uso pessoal e doméstico (6,7%). 

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças (1,0%) e material de construção (5,0%), as vendas cresceram 3,8% na passagem de abril para maio. Também é o segundo mês consecutivo de alta.

Quando comparadas a maio do ano passado, as vendas no varejo aumentaram 16%. Pelo terceiro mês consecutivo houve aumento nesse indicador. Nesse cenário, o comércio varejista ampliado também registrou o terceiro aumento consecutivo na comparação com o mês do ano anterior. Em maio, o aumento foi de 26,2%, impactado principalmente pelas altas de veículos, partes e peças (71,9%) e material de construção (25,7%). 

 

Leia também: Setor de serviços ultrapassa nível pré-pandemia

Compartilhe :