Enchefs-SE 2017 acontece neste fim de semana


| CM News |
Em

Os chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (BA) e Leonardo Roncon(SP) são nomes confirmados para o evento

Grandes nomes da gastronomia brasileira como Fabrício Lemos, Lisiane Arouca (Restaurante Origem – Salvador/BA) e Leonardo Roncon (programa Chefs em Ação – São Paulo) estarão reunidos nesta sexta-feira (15) e sábado (16), no Encontro de Chefs de Sergipe (Enchefs-SE), evento que  terá aulas shows, workshop, palestras e concurso que elegerá o representante do estado no “Dolmã 2017” – prêmio máximo da culinária brasileira -, que acontecerá em novembro, no Ceará.

A conferência de abertura do Enchefs ocorrerá nesta sexta-feira, 15, a partir das 18h30, no Auditório Padre Arnóbio [localizado no Bloco D do Campus Farolândia da Universidade Tiradentes – Unit], com a palestra “Sustentabilidade, Gastronomia e Turismo”, a ser ministrada por Laura Almeida de Calasans, professora/mestre do curso de Turismo da Universidade Federal de Sergipe (UFS), seguido do talk show com Fabrício Lemos, Lisiane Arouca e Leonardo Roncon.

No sábado (16), o Enchefs-SE dará prosseguimento, a partir das 8h30, no auditório Padre Arnóbio da Tiradentes, com aulas shows dos três chefs convidados e da chef Suellen Lima, coordenadora estadual do evento e embaixadora da Gastronomia de Sergipe – eleita no Prêmio Dólmã 2016.

Enchefs no Brasil

A partir das 10h do sábado, acontece o concurso gastronômico – profissional e estudantil -, no Espaço Gourmet da Unit. Os chefs profissionais elaborarão um prato com ingredientes da culinária regional ou local, que, posteriormente, será avaliado por uma banca de jurados. O eleito ocupará uma das três indicações de Sergipe para o Dólmã 2017 .

Chef Suellen Lima, coordenadora do Enchefs-SE

Assim como Sergipe, outros 16 Estados do Brasil realizam edições estaduais do Enchefs, a exemplo de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e  São Paulo.

De acordo com a Coordenação Nacional, o Encontro de Chefs em cada Estado proporciona a reafirmação de profissionais que já possuem reconhecimento e a descoberta de novos talentos. “Os Enchefs estaduais surgiram em 2016 para promover a valorização e a identificação de novos sabores, utilizando os insumos regionais ou locais”, destaca Ingrid Abs, coordenadora nacional do evento.

O Enchefs Sergipe é uma realização do grupo Conforto Gastronômico, com co-realização do Comitê da Gastronomia Brasileira, tem o apoio da Universidade Tiradentes, da Caiçara Consultoria e Turismo, e patrocínio da Maratá, Vitarella, Mostarda Bar Bistrô, Banana Azul, Cachaça Engenho Lyra, Cachaça Boa Luz, Cachaça Reserva do Barão e Angatu.

Programação

15/09 (sexta-feira) – Conferência de Abertura

18h30 – Abertura no Auditório Padre Arnóbio – Campus Farolândia da Universidade Tiradentes (Unit)

19h30 – Palestra “Sustentabilidade, Gastronomia e Turismo” com a professora Laura Almeida Calasans (mestre em Geografia e professora de Turismo da UFS)

20h – Talk Show com Leonardo Roncon, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca

22h – Encerramento

16/09 (sábado) – Aulas shows e concurso

8h30 – Aula Show: “Cozinha Sustentável” – Leonardo Roncon/Aula Show: “Valorizando os Ingredientes Locais” – Suellen Lima, no Espaço Goumert da Unit

10h – Final do Concurso Gastronômico para estudantes e profissionais, no Espaço Gourmet da Unit

10h30 – Aula Show: “Comida de Verdade” – Lisiane Arouca e Fabrício Lemos, no Espaço Gourmet da Unit

12h – Resultado do finalista para o Prêmio Dólmã Nacional 2017

 

Assessoria de Comunicação

 

Compartilhe :