Nova bateria para carros elétricos tem vida útil de 2 milhões de km


A Contemporary Amperex Technology Ltd. (CATL), maior fabricante de baterias para veículos elétricos no mundo, anunciou o desenvolvimento de um novo tipo de bateria que tem vida útil de 16 anos e 2 milhões de km.

As baterias usadas atualmente em veículos elétricos têm garantia que cobre cerca de 240 mil km ou 8 anos de uso, e uma vida útil estimada em cerca de 320 mil km. Detalhes da nova tecnologia não foram divulgados. Mas segundo Zeng Yuqun, CEO da CATL, a empresa está pronta para iniciar a produção das baterias assim que um cliente fizer o pedido.

O executivo afirma que as novas baterias custarão apenas 10% a mais que os modelos atuais. A CATL tem entre seus clientes a BMW e a Toyota, e em fevereiro deste ano assinou um contrato para fornecer baterias para a Tesla, que inicialmente serão usadas nos Model 3 montados na gigafábrica da empresa em Xangai.

Powered by Rock Convert

O anúncio corrobora rumores que circularam em meados de maio, de que a Tesla estaria prestes a introduzir um “novo tipo de bateria com maior longevidade, que irá tornar o custo dos veículos comparável àqueles com motor à combustão”. As baterias teriam sido desenvolvidas pela CATL em parceria com um pequeno laboratório na Universidade Dalhousie em Halifax, no Canadá.

De acordo com o Business Insider, Musk havia afirmado a investidores que a Tesla faria um “dia da bateria”, na terceira semana de maio, para anunciar novidades neste segmento. Segundo o executivo, este seria “o dia mais emocionante na história da Tesla”. O evento, entretanto, ainda não aconteceu, mas pode estar próximo.

Fonte: Olhar Digital// Engadget

Anterior Laércio defende a aprovação da lei do gás para incentivar a retomada do desenvolvimento do país
Próximo Cientistas usam cabelo humano para criar dispositivos OLED flexíveis

Não há comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *