“Seu problema, meu negócio”: Master promove III Feira das Profissões


Evento aborda o consumismo e o desperdício de alimentos e as soluções encontradas pelos alunos para os dois problemas urbanos 

Dois dos maiores problemas da sociedade contemporânea, o desperdício crescente de alimentos e o consumismo são, neste ano, os objetos de estudo da III Feira das Profissões Master. O evento, que mobilizará cerca de 400 crianças dos 6 aos 10 anos de idade, tem como tema “Seu problema, meu negócio”, e busca, a partir do ponto de vista dos estudantes, ideias que possam despertar a atenção da sociedade e ajudar a solucionar as questões do consumismo e desperdício de alimentos dentro da comunidade.

Sob a orientação de professores e com o auxílio de instituições como o Sebrae/SE e a Cooperativa dos Beneficiadores de Castanha (Coobec), os pequenos têm desenvolvido, desde o início do ano, o plantio de hortaliças, frutas, verduras e legumes na horta do Master, a customização de calçados, roupas e acessórios doados à escola e aprendido, junto à nutricionista da Cozinha Experimental, a dar novas “funções” a alimentos que, antes, seriam descartados: cascas de banana, de abacaxi e diversas outras frutas e legumes. 

Para ajudá-los neste desafio, além das aulas de Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE), os jovens pesquisadores visitaram a cozinha de uma das unidades da Casa Alemã em Aracaju para conhecer de perto o processo de produção dos alimentos e caprichar ainda mais na confecção das delícias que serão comercializadas nesta sexta-feira.

“Hoje, vivemos uma realidade em que ideias criativas, que poupem recursos e gerem renda são, além de bem-vindas, necessárias para a manutenção de um mundo sustentável. Nesse contexto, a educação empreendedora e iniciativas como a Feira das Profissões, que ampliam o repertório das nossas crianças, ganham ainda mais relevância”, destaca a diretora Pedagógica do colégio Master, Vaneide Mitidieri. 

Em Sergipe, a escola é uma das instituições de ensino que estimula o empreendedorismo desde a Educação Infantil. Por meio da disciplina Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo (OPEE), os estudantes aprendem sobre gestão de renda, consumismo e outros conceitos relacionados ao tema, através de metodologias desenvolvidas para cada faixa etária.

A III Feira das Profissões – Seu problema, meu negócio, contará com a participação de Adriana Lima de Barreto, analista do Sebrae Sergipe, e representantes da Cooperativa dos Beneficiadores de Castanha.

Confira a programação da II Feira das Profissões do colégio Master:

Programação 

9h30 – Bate-papo com Adriana Lima de Barreto, analista do Sebrae/Sergipe 

 9h50 – Apresentação musical com os alunos  

 10h – Apresentação e venda nos stands das turmas: 

 1os anos: Produtos produzidos pelos estudantes, tendo como matéria-prima a castanha de caju – produto proveniente da Cooperativa dos Beneficiadores de Castanha; 

 2os e 3os anos: Produtos produzidos pelos estudantes a partir do reaproveitamento de alimentos, como bolos de casca de abacaxi, brigadeiros de casca da banana, entre outros; 

 4os e 5os anos: Brechó de roupas, calçados e acessórios customizados pelos estudantes. 

 11h30  Encerramento 

Assessoria de Comunicação do Colégio Master

Anterior Fórum Nacional discute saídas para a crise da economia brasileira
Próximo Fórum Confap acontece em Aracaju nos dias 18 e 19 de maio

Não há comentário

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *